
Apraxia da Fala na Infância
O que é apraxia de fala na infância?
A apraxia da fala é um distúrbio neurológio motor da fala, caracterizado pela dificuldade na incapacidade na programação dos movimentos musculares voluntários necessários para a produção de fonemas e palavras. A pessoa com apraxia demonstra tentativas de se comunicar, mas apresenta dificuldade para organizar posturas específicas dos órgãos fonoarticulatórios para produzir os sons desejados na ordem e sequência correta para produzir a fala.
Qual a causa da Apraxia de Fala na infância?
No caso de crianças, a Apraxia Infantil pode estar associada a distúrbios neurológicos complexos conhecidos, ou não, ou com distúrbios neurogênicos idiopáticos (não conhecidos) da produção do som.
Neste caso, a criança tem em sua cabeça o que ela quer falar, mas seu cérebro não consegue transmitir as informações corretas para as estruturas laríngeas e orais, responsáveis pela produção de voz e sons da fala. No momento, a Apraxia Infantil é classificada como um distúrbio de comunicação, sem uma causa genética, comportamental ou neurobiológica específica.
Quando procurar um fonoaudiólogo?
A Associação Norte Americana de Fonoaudiólogos (ASHA), descreve alguns sintomas da Apraxia Infantil, conforme abaixo relacionados. Nem todas as crianças apresentam os mesmos sintomas, mas caso a criança apresente alguns destes abaixo, ou todos, é necessário procurar um fonoaudiólogo.
Crianças com menos de 3 anos:
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Não balbucia;
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Emite suas primeiras palavras depois do que você acha que deveria;
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Emite apenas alguns sons diferentes;
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Apresenta problemas para colocar sons juntos;
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Realiza grandes pausas entre os sons que ela produz/fala;
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Nem sempre fala uma palavra da mesma maneira;
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Apresenta problemas para comer.
Crianças com mais de 3 anos:
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Compreende o que os outros dizem melhor do que ela pode falar;
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Apresenta problemas para imitar o que os outros falam. se ela puder imitar, essas palavras parecerão melhor do que as palavras que ela fala por conta própria;
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Parece que ela tem que mover seus lábios, língua ou mandíbula algumas vezes para conseguir produzir sons. isso é chamado de tatear;
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Apresenta mais dificuldade para dizer palavras mais longas do que mais curtas;
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Parece ter mais dificuldade para falar quando está nervosa;
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É difícil de compreende-la, especialmente para alguém que não a conhece bem;
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A fala da criança soa agitada ou monótona e ela pode colocar o estresse na sílaba ou na palavra errada.
Qual a atuação do fonoaudiólogo nestes casos?
O fonoaudiólogo, especialista em patologias da fala e da linguagem, é profissional mais indicado pela Associação Norte Americana de Fonoaudiólogos (ASHA). O objetivo do tratamento será ajudar a criança a emitir sons, palavras e frases com mais clareza, ajudando-a a planejar e organizar os movimentos para a produção da fala.